"Todos os dias o ciclo se repete, às vezes com mais rapidez, outras mais lentamente. E eu me pergunto se viver não será essa espécie de ciranda de sentimentos que se sucedem e se sucedem e deixam sempre sede no fim."





Caio Fernando Abreu






quarta-feira, 18 de maio de 2011

Há tanto, tanto o que dizer e escrever. Mas as palavras são pequenas demais pra dizer o que quero, o que sinto e como sinto. Se pudesse dizer tudo, sem ter que dizer  nada...uma folha em branco e só. As vezes, a ausência de fala ou de cor é justamente por ver que falar não vai adiantar de nada, pois parece inútil falar algo para qualquer pessoa que fuja do imenso pequeno mundo delas (sim, porque se o seu mundo é diferente ele é menos interessante aos outros). E assim vamos criando bolhas pros outros e pra nós mesmos. E a cada dia tenho a certeza do quanto a raça humana é desprezível, e eu também.
Na verdade talvez seja isso mesmo. Não faço questão das pessoas. A real vontade é que elas se afastem. E só.

2 comentários:

  1. Eu também acompanho seu blog e nunca comento... mas leio todos os posts :) sempre quis falar com você. entendo mais ou menos o que você tá passando porque também passo por isso, e também faço psicologia, apesar da minha óbvia fobia social.
    Não fique desanimada. Eu sei que a vida tem muitas frustrações, mas às vezes acontecem pequenas coisas que podem nos alegrar e a gente nem leva em consideração... por exemplo, fiquei feliz por você ter comentado no meu blog!
    E sobre a raça humana ser desprezível, eu já pensei assim, mas hoje em dia tenho uma visão bem diferente... os seres humanos estão perdidos buscando um lugar no espaço e uma justificativa pra existir, sendo que talvez essa justificativa simplesmente não exista. Acontece que isso pra gente é inadmissível, tudo precisa ter uma justificativa (pelo menos pra mim), e é isso que perturba o ser humano, e o leva a todo tipo de comportamento, que varia desde fanatismo religioso até a auto-destruição. Acho que a raça humana só tá assustada, e com razão, porque raciocinar é um fardo quando se chega em questões cujas respostas jamais serão encontradas.

    ResponderExcluir
  2. Noossa haha, quanta coisa!
    não, eu não sei como é uma vida inteira de frustrações em TODOS os âmbitos, mas em muitos âmbitos eu tenho idéia sim de como é. Até porque escrever é coisa de gente frustrada, se só acontecesse coisas boas, a gente não precisaria escrever!
    Bem, eu também não acredito em ninguém mas isso já não é um problema pra mim. É normal, aprendi que é assim que as coisas são mesmo, e não adianta me desesperar.
    Eu acho que você tá num grupo muito ruim de pessoas, essas do forrozão (KKKKK). Por incrível que pareça, em Natal não tem só gente medíocre, claro que as pessoas "boas" (interessantes e não-massificadas) estão por aí, mas precisa procurar. Eu mesmo não sou forrozeira :D
    E nem toda amizade é falsa, também vou me usar como exemplo pra isso, porque tenho amigos muito bons e fiéis com os quais convivi por muitos anos e sei que posso confiar. Mais uma vez, acho que você tá andando com gente muito ruim.
    Essa mentalidade de conformismo é mais observada aqui em Natal mesmo, o mundo é muito grande, não se baseie só nessa cidadezinha de merda pra tirar suas conclusões! Claro que não temos grandes líderes e gênios feito Marx e Einstein, mas a gente não sabe o que está por vir. As pessoas estão assim conformadas porque na nossa era da hipermodernidade o individualismo foi cada vez mais valorizado. Por isso é mais importante pra todos o seu próprio bem-estar, e não o da sociedade geral. Esse é um problema cultural, e o máximo que a gente pode fazer é começar a tentar mudar, mas levaria séculos e jamais veríamos os frutos que plantamos.
    Eu pessoalmente já pensei que morreria por um ideal, mas hoje em dia vejo que também me tornei bastante individualista. Perdi a esperança, sabe?
    Achava que eu ia mudar o mundo, já quis até ser governadora! Eu queria proibir as carroças, acabar com a violência contra animais, tapar os buracos das estradas, ajudar os mendigos, investir na educação, salvar o meio-ambiente. Só que eu não sou capaz de mudar nem as pessoas da minha casa (o ambiente aqui é pesado), imagine mudar o mundo desse jeito. Me desiludi, não é possível. Você pode querer e tentar, mas pra cada boa ação sua sempre vai haver um milhão de ações ruins. A gente não pode controlar o planeta e fazer ele virar o mundo da bondade, da perfeição. Isso não existe e nunca vai existir. O caos é da nossa natureza, de toda a natureza.
    Não se preocupe tanto com os outros, em como eles são pobres de espírito, massificados, burros, julgadores... se preocupe com você. Enquanto você for melhor que eles, você pode olhar de cima. Você deveria estar feliz por ter se libertado dessas correntes que Natal insiste em jogar em cima de nós. Aquelas que querem deixar a gente medíocre, comum, alienado. Só o fato de você não ser já é um bônus. E não é verdade que você tá sozinha no mundo, porque outras pessoas também são livres disso.
    Não desperdice o seu potencial se preocupando com gente estúpida, porque eles não sabem o que estão perdendo, nada é melhor do que ser inteligente e crítico. :)

    ResponderExcluir