"Todos os dias o ciclo se repete, às vezes com mais rapidez, outras mais lentamente. E eu me pergunto se viver não será essa espécie de ciranda de sentimentos que se sucedem e se sucedem e deixam sempre sede no fim."





Caio Fernando Abreu






domingo, 7 de março de 2010

No, I'm not normal, lords and ladies. And with pride!

Sempre me senti diferente das pessoas da minha idade. Quando digo sempre, é sempre mesmo desde o começo, desde pequena.
Quando eu era criança, já possuia a consciência de ficar na minha e jamais invadir o espaço do outro.
As garotas? Essas eram sempre fúteis..só falavam de shopping, roupas de marca e garotos.
Ah! também ficavam conversando sobre seus novos celulares que eram trocados tão rapidamente quanto elas enjoassem do mesmo.
E enquanto isso? Eu amava música, mesmo sem sequer sonhar em ter um celular ou um computador, amava ficar sentada em um lugar mais tranquilo lendo um livro ou desenhando e se possível escrevendo...Ah, sempre tive uma relação muito íntima com a escrita..e ela se tornou logo cedo minha real companheira e uma das minhas fugas de crescimento pessoal.
Nunca tive nada fácil na vida. E hoje posso ver isso de uma forma positiva, pois quem seria eu se desde cedo não tivesse que conviver com a falta de certas coisas e com minha própria solidão em meio aos outros? É bem provável que hoje seria uma dessas garotas fabricadas como em série pela fábrica da sociedade!
Eu era vista como uma "esquisitinha", afinal de contas é normal uma garota não gostar de conversar esses assuntos fúteis considerados normais para garotas?
É normal uma garota preferir estar lendo um livro de Dom Casmurro ou poemas no horário do intervalo ao invés de estar comentando com as demais sobre como aquele garoto é um "gatinho"? É normal uma garota não achar que pelo fato de não usar salto seja menos competente ou menos garota do que as demais?
É normal você ser você mesma e sempre ter personalidade desde tão cedo?
É normal você ser garota e gostar de desenhar e de criar sempre algo diferente em suas roupas, e assim ter um estilo único?
É normal alguém te dizer que aquilo que você está usando é feio, estranho e diferente e você ao contrário da necessidade de auto-afirmação/ aceitação grupal, continuar usando sem ligar pra opinião dos outros?
É normal, tendo nascido em uma cidade do nordeste brasileiro, você não gostar de forró/ axé/ pagode/ funk, e sim de música clássica, instrumental e rock?
É normal ter uma auto-crítica evoluída e um senso de justiça e lealdade para com os outros mesmo ainda sendo criança/ adolescente?
É normal você considerar cada criação da natureza como parte de si mesmo e respeitá-la com veemência visceral, observando-a, respeitando-a e sentido-a como parte integrante e vital para a harmonia do mundo em conjunto com seu eu?
É normal desde cedo indagar-se sobre as injustiças da vida, de onde viemos, para onde iremos e qual nossa real missão aqui na terra?
É normal ser discriminado pelo próximo só pelo simples fato de fugir um pouco do que é considerado comum, nunca tendo seus sentimentos valorizados e mesmo assim ainda se questionar sobre qual a alavanca da vida que impulsiona essas decepções/ obstáculos e sobre como mesmo se sentindo preso na escuridão você consegue emergir à superfície ainda mais pleno?
É normal ser forte e aguentar o desprezo de pessoas julgativas e pobres de espírito e continuar na sua caminhada, sendo você mesmo, e tendo cada dia mais certeza de que o que importa é o que você sabe sobre si, e não o que os outros pensam?
A sociedade ao longo da história cria conceitos sobre tudo...mas se os conceitos são construídos ao longo da história humana, recebendo influência de variados campos de interesse próprio e assim sendo manipulados como peças de um jogo que se chama sociedade, como podem corresponder à verdades absolutas?
e assim, então, o que é ser normal?
Ser você mesmo é uma tarefa árdua e cansativa hoje.
E a sociedade produz as pessoas como bonecos em série, criando uma sociedade de relações líquidas, plásticas, descartáveis e onde tudo o que não é "massificado" está fora do padrão e assim deve ser excluído e desvalorizado. E se você se mantém firme e certo de quem você é e quer ser, e de seu papel na sociedade como agente transformador, você não é normal?
O que não é normal é esta forma egoísta, discriminativa e completamente distorcida do que é ser normal...
E esta forma egoísta e limitada de sociedade só nos faz afundar cada vez mais na obscuridade da destruição humana, um caminho infinitamente sem volta e que irá aumentar cada vez mais a distância que separa um ser de outro ser, caindo em um buraco negro e em um erro sem fim. Porque será que é tão difícil para as pessoas conviver com o diferente?
E então, sou normal??
Não, não sou normal, senhores e senhoras. E com orgulho!


QQQrsrsrs--Quase morro de rir quando leio isso agora (LOL)... como eu já fui idiota, nooossa tive até pena dessa "FALECIDA" eu mesma!!....tão boazinha, tão amiga e tão ingênua. Devo muito a cada pessoa que me apunhalou, que pisou, que me crucificou, que me sugou---:P foi com vocês que aprendi!..olhá só, dizer que sou mal agradecida não podem O_X

Um comentário: